Letramento e Diversidade
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A cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Campo e cidade como formações socioespaciais
Geografia como possibilidade de leitura e compreensão do mundo
O estudo da natureza e sua importância para o homem
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HABILIDADES
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CONTEÚDOS
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• Identificar
as formas de representação do mundo, valorizando a cartografia como
instrumento de informação dos fenômenos presentes no espaço geográfico
mundial.
• Identificar
a representação do espaço mundial: as projeções geográficas, as coordenadas geográficas, as latitudes, as longitudes e os fusos
horários o sensoriamento remoto e o Sistema de Informações Geográficas.
• Compreender
a fragmentação do mundo em grandes blocos regionais e os organismos criados
por esses para sua administração.
• Reconhecer
como o desenvolvimento tecnológico está associado à globalização da economia,
favorecendo a aproximação e/ou
distanciamento das nações do mundo.
• Reconhecer
a relação entre o subdesenvolvimento, desenvolvimento e o colonialismo.
• Reconhecer
o processo de subdesenvolvimento e destacar a fome no Brasil e no mundo como
uma de suas principais características.
• Comparar
indicadores sociais e econômicos com os
aspectos
demográficos.
• Analisar os
índices de desenvolvimento humano dos países a fim de perceber as
disparidades entre eles.
• Discutir o
crescimento desequilibrado das economias das Américas, analisando sua colonização
e ocupação territorial, as relações de dependência tecnológica e de capitais, a urbanização e as alterações na
relação cidade-campo; a modernização da agricultura; as relações com os
grandes mercados e os centros do poder, destacando as questões ambientais: o
solo, o clima, as águas e o ar.
• Identificar
as diferenças dos tipos de colonização
e descolonização na África, na Ásia e no Brasil.
• Identificar
e analisar as razões dos principais conflitos étnicos, culturais e religiosos,
existentes no mundo atual, como fator de redefinição das fronteiras.
• Reconhecer
as desigualdades sociais e analisar os interesses dos países dominantes nas
questões sociais do continente africano.
• Investigar
as raízes da segregação racial na África do Sul (apartheid).
•
Caracterizar a “África Branca”.
•
Caracterizar o espaço natural do continente africano.
• Destacar as
principais características naturais, étnicas, culturais, políticas e econômicas
do continente Asiático.
• Reconhecer
o processo de formação dos “Tigres Asiáticos” e analisar os problemas
enfrentados por eles.
• Identificar
os contrastes sociais, econômicos, políticos e geográficos da península
indiana.
• Identificar
os problemas sociais e conflitos étnicos, culturais e religiosos.
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• Projeções
cartográficas coordenadas geográficas e fusos horários.
• Divisão do
mundo em: capitalistas e socialistas; desenvolvidos, em desenvolvimento e
emergentes; países do norte e do sul
(Centrais x periféricos)
• Colonização
de exploração e povoamento: América, África e Ásia.
• Indicadores
socioeconômicos do subdesenvolvimento (com ênfase na América).
• Relações
dos mercados mundiais: Globalização da economia.
• América:
1. Localização geográfica.
2. Formas de regionalização
3. Aspectos físicos.
4. Diversidades e
contrastes
5. Economia
6. Dependências
tecnológicas
7. Urbanização
8. Relação cidade-campo
9. Relações com os mercados
mundiais
• África
1. Localização geográfica
2. Formas de regionalização
3. Economia
4. Índice de
Desenvolvimento Humano
5. Características do
espaço natural
6. Desigualdades sociais
7. Segregação racial na
África do Sul-Apartheid
8. Influências culturais no
Brasil
• Ásia
1. Localização geográfica.
2. Formas de
regionalização
3. Economia
4. Características do
espaço natural.
5. Desigualdades sociais.
6. Diversidade cultural e
étnica.
7. Península indiana
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terça-feira, 12 de fevereiro de 2013
8º ano / 7ª série
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