terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

8º ano / 7ª série



Letramento e Diversidade
A cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Campo e cidade como formações socioespaciais
Geografia como possibilidade de leitura e compreensão do mundo
O estudo da natureza e sua importância para o homem
HABILIDADES
CONTEÚDOS
• Identificar as formas de representação do mundo, valorizando a cartografia como instrumento de informação dos fenômenos presentes no espaço geográfico mundial.
• Identificar a representação do espaço mundial: as projeções geográficas, as coordenadas geográficas,  as latitudes, as longitudes e os fusos horários o sensoriamento remoto e o Sistema de Informações Geográficas.
• Compreender a fragmentação do mundo em grandes blocos regionais e os organismos criados por esses para sua administração.
• Reconhecer como o desenvolvimento tecnológico está associado à globalização da economia, favorecendo  a aproximação e/ou distanciamento das nações do mundo.
• Reconhecer a relação entre o subdesenvolvimento, desenvolvimento e o colonialismo.
• Reconhecer o processo de subdesenvolvimento e destacar a fome no Brasil e no mundo como uma de suas principais características.
• Comparar indicadores sociais e econômicos com os
aspectos demográficos.
• Analisar os índices de desenvolvimento humano dos países a fim de perceber as disparidades entre eles.
• Discutir o crescimento desequilibrado das economias das Américas, analisando sua colonização e ocupação territorial, as relações de dependência tecnológica e de  capitais, a urbanização e as alterações na relação cidade-campo; a modernização da agricultura; as relações com os grandes mercados e os centros do poder, destacando as questões ambientais: o solo, o clima, as águas e o ar.
• Identificar as diferenças dos tipos de colonização  e descolonização na África, na Ásia e no Brasil.
• Identificar e analisar as razões dos principais conflitos étnicos, culturais e religiosos, existentes no mundo atual, como fator de redefinição das fronteiras.
• Reconhecer as desigualdades sociais e analisar os interesses dos países dominantes nas questões sociais do continente africano.
• Investigar as raízes da segregação racial na África do Sul (apartheid).
• Caracterizar a “África Branca”.
• Caracterizar o espaço natural do continente africano.
• Destacar as principais características naturais, étnicas, culturais, políticas e econômicas do continente Asiático.
• Reconhecer o processo de formação dos “Tigres Asiáticos” e analisar os problemas enfrentados por eles.
• Identificar os contrastes sociais, econômicos, políticos e geográficos da península indiana.
• Identificar os problemas sociais e conflitos étnicos, culturais e religiosos.
• Projeções cartográficas coordenadas geográficas e fusos horários.
• Divisão do mundo em: capitalistas e socialistas; desenvolvidos, em desenvolvimento e emergentes; países do norte e do sul  (Centrais x periféricos)
• Colonização de exploração e povoamento: América, África e Ásia.
• Indicadores socioeconômicos do subdesenvolvimento (com ênfase na América).
• Relações dos mercados mundiais: Globalização da economia.
• América:
1. Localização geográfica.
2. Formas de regionalização
3. Aspectos físicos.
4. Diversidades e contrastes
5. Economia 
6. Dependências tecnológicas
7. Urbanização
8. Relação cidade-campo
9. Relações com os mercados mundiais
• África
1. Localização geográfica
2. Formas de regionalização
3. Economia
4. Índice de Desenvolvimento Humano 
5. Características do espaço natural
6. Desigualdades sociais
7. Segregação racial na África do Sul-Apartheid
8. Influências culturais no Brasil
• Ásia
1. Localização geográfica.
2. Formas de regionalização
3. Economia 
4. Características do espaço natural.
5. Desigualdades sociais.
6. Diversidade cultural e étnica.
7. Península indiana

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