A cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Campo e cidade como formações socioespaciais
Geografia como possibilidade de leitura e compreensão do mundo
O estudo da natureza e sua importância para o homem
|
|
HABILIDADES
|
CONTEÚDOS
|
• Compreender que a divisão
do mundo em regiões é também obra da organização humana.
• Identificar os blocos
econômicos mundiais e os potenciais pólos do poder econômico.
• Entender o Mercosul como
um importante como um importante mecanismo de inserção das economias dos países
membros na globalização.
• Perceber o peso da
economia brasileira no Mercosul.
• Reconhecer como o
desenvolvimento tecnológico está associado à globalização da economia e com a
formação do espaço global.
• Identificar e localizar a
China no continente asiático.
• Destacar as diferenças
entre os dois sistemas político-econômicos que originaram seu território.
•
Caracterizar a China como uma potência demográfica, econômica e política.
• Descrever a organização do
espaço japonês, analisar seu processo de desenvolvimento, suas principais
atividades econômicas e destacar o seu papel no comércio mundial.
• Caracterizar a população e
a cultura japonesa.
• Identificar os atuais
problemas enfrentados pelo Japão.
• Identificar e localizar o
Oriente Médio na Ásia.
• Explicar a importância do
petróleo para a economia dos países do Oriente Médio e do mundo.
• Discutir a questão
Palestina/Israel.
• Identificar e analisar os principais
aspectos: naturais, sociopolítico-econômicos, científico-tecnológicos e culturais
dos EUA e Canadá.
• Explicar a forte presença
dos EUA no comércio mundial.
• Comparar a qualidade de
vida da população norte-americana com as condições de vida dos imigrantes nos EUA.
• Localizar o continente
europeu.
• Analisar as questões
ambientais e o quadro natural da Europa.
• Descrever
as desigualdades regionais dos países europeus do ponto de vista
étnico-cultural, e do socioeconômico e explicar os objetivos da União Europeia.
• Analisar o processo de
industrialização, de urbanização e modernização da agricultura do continente
europeu.
• Interpretar as
transformações do Leste Europeu, e o processo de constituição e de
desintegração da antiga URSS.
• Compreender a formação da
CEI e seus conflitos latentes.
• Identificar a Rússia como
país de destaque, na porção centro-oriental da Europa.
• Explicar o processo de
surgimento de diversos países na Península Balcânica, a partir de 1990,
resultante da fragmentação territorial da antiga Iugoslávia.
• Conhecer
as peculiaridades geográficas da Oceania.
• Caracterizar a Austrália e
a Nova Zelândia.
• Identificar a Antártida
como um laboratório de pesquisa dos fenômenos naturais.
• Conhecer a participação do
Brasil na Antártida.
•
Analisar as questões ambientais da Antártida |
• A
dinâmica das transformações através da tecnologia
• Blocos econômicos mundiais
e pólos de poder.
• Globalização e
desenvolvimento tecnológico: aproximação entre os povos
• A revolução tecnológica e
a formação do espaço global
• Aspectos demográficos,
políticos, sociais, econômicos e sociais da China.
• Tigres Asiáticos
• Aspectos demográficos,
políticos, sociais, econômicos e sociais do Japão.
•
Indicadores sociais e econômicos e aspectos demográficos
• A questão
Palestina-Israel
• Oriente Médio: aspectos
gerais
2. Identificar e analisar os
aspectos: naturais; sociopolítico-econômicos; científico-tecnológicos e culturais dos EUA e Canadá.
• Europa
1. As terras da Europa – O
relevo, os rios, os lagos
2. As florestas e os campos
na homogeneidade do clima europeu
3. O espaço humanizado
europeu
4. A população nas terras da
Europa
5. Economia europeia
6. Os transportes e a União
Europeia
7. CEI: Comunidade dos
Estados Independentes
8. A Rússia e a economia da
CEI
9. A
Península Balcânica: formação histórica e política
• O novíssimo
continente
• Austrália e a Nova
Zelândia: os países ricos
• A participação brasileira
na Antártida
•
Questões ambientais do continente gelado |
terça-feira, 12 de fevereiro de 2013
9º ANO / 8ª SÉRIE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário