terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

9º ANO / 8ª SÉRIE

A cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Campo e cidade como formações socioespaciais
Geografia como possibilidade de leitura e compreensão do mundo
O estudo da natureza e sua importância para o homem
HABILIDADES
CONTEÚDOS

• Compreender que a divisão do mundo em regiões é também obra da organização humana.
• Identificar os blocos econômicos mundiais e os potenciais pólos do poder econômico.
• Entender o Mercosul como um importante como um importante mecanismo de inserção das economias dos países membros na globalização.
• Perceber o peso da economia brasileira no Mercosul.
• Reconhecer como o desenvolvimento tecnológico está associado à globalização da economia e com a formação do espaço global.
• Identificar e localizar a China no continente asiático.
• Destacar as diferenças entre os dois sistemas político-econômicos que originaram seu território.
• Caracterizar a China como uma potência demográfica, econômica e política.
• Descrever a organização do espaço japonês, analisar seu processo de desenvolvimento, suas principais atividades econômicas e destacar o seu papel no comércio mundial.
• Caracterizar a população e a cultura japonesa.
• Identificar os atuais problemas enfrentados pelo Japão.
• Identificar e localizar o Oriente Médio na Ásia.
• Explicar a importância do petróleo para a economia dos países do Oriente Médio e do mundo.
• Discutir a questão Palestina/Israel.
• Identificar e analisar os principais aspectos: naturais, sociopolítico-econômicos, científico-tecnológicos e culturais dos EUA e Canadá.
• Explicar a forte presença dos EUA no comércio mundial.
• Comparar a qualidade de vida da população norte-americana com as condições de vida dos imigrantes nos EUA. 
• Localizar o continente europeu.
• Analisar as questões ambientais e o quadro natural  da Europa.
• Descrever as desigualdades regionais dos países europeus do ponto de vista étnico-cultural, e do socioeconômico e explicar os objetivos da União Europeia.
• Analisar o processo de industrialização, de urbanização e modernização da agricultura do continente europeu.
• Interpretar as transformações do Leste Europeu, e o processo de constituição e de desintegração da antiga URSS.
• Compreender a formação da CEI e seus conflitos latentes.
• Identificar a Rússia como país de destaque, na porção centro-oriental da Europa.
• Explicar o processo de surgimento de diversos países na Península Balcânica, a partir de 1990, resultante da fragmentação territorial da antiga Iugoslávia. 
• Conhecer as peculiaridades geográficas da Oceania.
• Caracterizar a Austrália e a Nova Zelândia.
• Identificar a Antártida como um laboratório de pesquisa dos fenômenos naturais.
• Conhecer a participação do Brasil na Antártida.
• Analisar as questões ambientais da Antártida

• A dinâmica das transformações através da tecnologia
• Blocos econômicos mundiais e pólos de poder.
• Globalização e desenvolvimento tecnológico: aproximação entre os povos 
• A revolução tecnológica e a formação do espaço global
• Aspectos demográficos, políticos, sociais, econômicos e sociais da China. 
• Tigres Asiáticos
• Aspectos demográficos, políticos, sociais, econômicos e sociais do Japão.
• Indicadores sociais e econômicos e aspectos demográficos 
• A questão Palestina-Israel 
• Oriente Médio: aspectos gerais
2. Identificar e analisar os aspectos: naturais; sociopolítico-econômicos;  científico-tecnológicos e culturais dos EUA e Canadá. 
• Europa
1. As terras da Europa – O relevo, os rios, os lagos 
2. As florestas e os campos na homogeneidade do clima europeu 
3. O espaço humanizado europeu 
4. A população nas terras da Europa 
5. Economia europeia 
6. Os transportes e a União Europeia 
7. CEI: Comunidade dos Estados Independentes 
8. A Rússia e a economia da CEI 
9. A Península Balcânica: formação histórica e política
• O novíssimo continente 
• Austrália e a Nova Zelândia: os países ricos 
• A participação brasileira na Antártida 
• Questões ambientais do continente gelado
http://www.se.df.gov.br/wp-content/uploads/pdf_se/links_paginas/cur_ed_basica/curriculo_fundamental_anosfinais.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário